Coração Artificial cearense Ax-Tide é apresentado em Congresso Internacional
Uma comitiva cearense liderada pelo empresário Beto Studart e pelo renomado cirurgião cardiovascular Juan Mejia (chefe do serviço de transplantes de coração do Hospital de Messejana e HCor Ceará) apresentaram na segunda, 12 de setembro, o AX-TIDE, coração artificial brasileiro na Universidade da Cidade do Cabo.
O AX-Tide é um dispositivo de assistência circulatória mecânica totalmente implantável, com pesquisas avançadas no Brasil desenvolvidas pelo Studart Technologies. A equipe que está na África do Sul e que dirige as pesquisas científicas do AX-TIDE é formada por: Alessandro Verona (diretor técnico-científico do projeto), Juan Mejía (cirurgião cardiovascular e chefe do serviço de transplantes de coração do Hospital de Messejana), Flávio Studart (cardiologista), Beto Studart (presidente da Studheart) e dr. Noedir Stolf (coordenador do comitê científico).
Na terça, 13 de setembro, a equipe participou de uma conferência para discutir o protocolo de utilização do coração artificial brasileiro nos países emergentes.